Nordestão de Enduro FIM

RN sempre bem representado
O piloto Laércio Fernandes é Bi-Campeão  do Enduro Tapior (Tabuleiro-CE).
Leonardo Mosar ficou em 3º na E4
Juninho Carburauto em 5º na E4
Marcones em 4º na E3A
Denis em 5º na E1



CALENDÁRIO DA COPA NORDESTE
1ª Etapa - ENDURO TAPIOR - Tabuleiro -CE 
ETAPA 02 : CAMPINA GRANDE-PB DATA:08/06/2014
ETAPA 03 : SANTA CRUZ - RN DATA:27/07/2014
ETAPA 04 : CUITÉ-PB   DATA A DEFINIR
ETAPA 05 : CURRAIS NOVOS-RN DATA:07/12/2014




COPA NORDESTE DE ENDURO F.I.M. - NORDESTÃO
REGULAMENTO 

ART.01- A COPA NORDESTÃO DE ENDURO FIM é promovida pelas Diretorias de Enduro FIM dos Estados do RN, PB, PE e CE com o objetivo de promover a união entre pilotos e organizadores destes estados promovendo o crescimento da modalidade.

ART.02- Este regulamento entra em vigor a partir da 1ª Etapa da Copa que será na cidade de TABULEIRO DO NORTE-CE no dia 04 de maio 2014 sendo válido para todas as etapas da Copa.

ART.03- REGULAMENTO DO CAMPEONATO:
1- Para participar da Copa Nordeste de Enduro FIM - Nordestão o piloto deverá estar filiado a CBM no ano de 2014 (Filiação Nacional). Caso sua filiação seja regional, providenciar a atualização nacional
2- As motos deverão ser do tipo off-road ou Motocross e deverão estar em condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes, Paralamas, tanques de combustível, etc.).

ART.04- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: Os pilotos deverão usar equipamentos individuais de segurança para prática do Off-Road, sendo obrigatório no mínimo: capacete, óculos, camisa longa, luvas, calça e Botas. Sendo altamente recomendado o uso de colete, Joelheiras, cotoveleiras, cinta abdominal, protetor de pescoço e bolsa de hidratação (camel back).

ART.05- PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO
Para o piloto que participar de todas as provas, ganhará 2 pontos extra por etapa + os pontos obtidos de acordo com sua classificação na prova de acordo com a tabela abaixo: valendo também para os organizadores de prova
Lugar Pontos Lugar Pontos Lugar Pontos Lugar Pontos
1º 25 6º 15 11º 10 16º 5
2º 22 7º 14 12º 9 17º 4
3º 20 8º 13 13º 8 18º 3
4º 18 9º 12 14º 7 19º 2
5º 16 10º 11 15º 6 20º 1
Parágrafo 1: O piloto que mudar de categoria durante a copa leva consigo metade dos pontos obtidos na categoria anterior.
Parágrafo 2:Os organizadores de prova terão a média de pontos das etapas que participar como piloto e assim participar de igual com os outros pilotos

ART.06- ETAPAS: Cada dia de competição refere-se a uma etapa, assim o Copa será composta por 5 etapas, caso alguma etapa não venha a acontecer ou se não for homologada não constará no ranking.

ETAPA 01 : TABULEIRO DO NORTE-CE DATA:04/05/2014
ETAPA 02 : CAMPINA GRANDE-PB DATA:08/06/2014
ETAPA 03 : SANTA CRUZ DO INHARÈ-RN DATA:27/07/2014
ETAPA 04 : CUITÉ-PB DATA:A DEFINIR
ETAPA 05 : CURRAIS NOVOS-RN DATA:07/12/2014

ART.06.1- ETAPAS: Poderá ocorrer mudança no local e data das etapas, sendo que? Anunciada com pelos menos 30 dias de antecipação, mas sem entra em conflito com etapas dos estados participantes da copa

ART.07- DESEMPATE: Ao final da copa, será proclamado CAMPEÃO, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria, caso haja empate o primeiro critério de desempate será maior número de vitorias, o segundo será maior número de 2º lugar, se persistir o empate, o maior número de terceiros, quartos e outras posições subseqüentes.

ART.08- REGULAMENTO SUPLEMENTAR: Será o mesmo da etapa do campeonato estadual.

ART.10- CATEGORIAS: A Copa Nordeste de Enduro será disputado em 05 (cinco) Classes, são elas:

•ENDURO 1: motos importadas 2T 250cc (em diante) e 4T de 300cc em diante;
•ENDURO 2: motos importadas 2T até 220cc e 4T até 250cc;
•ENDURO 3: Over 40, pilotos nascidos a partir de 1974 moto livre.
•ENDURO 4: motos Nacional Pró (Pilotos com nível técnico elevado)
•ENDURO 5: motos Nacional Amador (Pilotos nível técnico intermediário)
ART.10.1- Em nenhuma hipótese o piloto poderá participar com moto diferente de sua categoria.

ART.11- CARTEIRA REGIONAL: Não serão aceitas para a Copa.

ART.12- CRONOMETRAGEM: Será feita por equipamento GPS ou Fotocélula com anotação em planilha e cartão de tempo.
ART.12.1: em caso anotações divergentes na mesma especial entre o cartão e a planilha do fiscal, prevalecerá a anotação da planilha.
ART.12.2: no caso de falha do GPS, o piloto ganhara a média de outras etapas que participar, e será restituído ao mesmo, metade do valor pago na inscrição
ART.12.3: no caso de haver cartão para anotação dos tempos, o piloto será responsável pelas anotações dos fiscais e pela troca do mesmo nos ch de largada toda volta, conferindo as anotações no mesmo, sendo penalizado em 00:05:00 minutos por cartão, caso extravie, rasure a ponto de perder as informações ou deixa de trocar no ch de largada
ART.12.4: no caso de haver carimbo para controle de percurso, o piloto será responsável pela conferencia do mesmo

ART.13- ORDEM DE LARGADA: será preferencialmente por ordem de chegada no local de largada dos ets (fila), o piloto deverá obedecer ao controle do Fiscal de largada, devendo o piloto ceder o lugar ao outro caso não queira largar. Caso haja fila o intervalo entre largadas de pilotos será de no máximo um minuto.
ART.13.1- no caso de algum piloto chegar para largar nos ets atrasado no seu horario, é aconselhável usar o “fair play” e deixarem o mesmo passar a frente na fila.

ART.14- DEVERES DO PILOTO: É dever de todos os pilotos participar do Briefing e manter o mais alto espírito esportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como o Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual de Desportes. Podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da infração.

ART.15- INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado. O piloto deverá estar obrigatoriamente inscrito na CBM no exercício do corrente ano. O valor da inscrição e a quantidade de vagas serão anunciados no regulamento suplementar. O piloto que se inscrever por ultimo largará nas vagas se ainda existirem, caso não haja mais vagas este não participará da prova.

ART.16- RESPONSABILIDADE: Ao assinarem a ficha de inscrição, os pilotos se comprometem a seguir o regulamento e se responsabilizam Civil e Criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM, a Federação Local, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.

ART.17- CIRCUITO: O percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento.

ART.18- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EXPERIÊNCIA DO PILOTO
Uma comissão técnica classificará os pilotos que marcaram pontos no ranking distribuindo-os em cada nova categoria. Para o caso dos pilotos não conhecidos da comissão técnica, será consultado o organizador local sobre o nível técnico daquele piloto, se mesmo assim não pudermos definir a categoria a que pertence o piloto, o mesmo poderá se inscrever na categoria que lhes convier, porém se no desenrolar da prova o piloto inscrito em uma categoria mais baixa, obtiver os tempos nas especiais entre os 03 primeiros da categoria principal, o mesmo será penalizado com 00:01:00 minuto e TRANSFERIDO para a categoria superior.
ART.18.1- de preferência o piloto deve se inscrever na mesma categoria que participar no campeonato estadual do seu estado, desde que os critérios sejam os mesmos do nordestão

ART.19- VISTORIA: A vistoria da moto será feita no parque fechado e o piloto não poderá trocar de moto após a largada. A vistoria dos equipamentos do piloto será na entrada do parque fechado na hora da largada.

ART.20- PARQUE FECHADO: Conforme regulamento estadual.

ART.21- BRIEFING: reunião com todos os pilotos onde se passará informações importantíssimas sobre a prova, começa 30 minutos antes do horário de largada do 1º piloto e é obrigatório para todos os pilotos.

ART.22- ÁREA DE LARGADA
É uma pequena área localizada na saída do Parque Fechado, os pilotos devem levar suas motos com o motor desligado e aguardam o seu horário e o sinal de largada do fiscal para acionar o motor.

ART.23- PERCURSO / MARCAÇÃO:
- O percurso deverá ser marcado por placas com setas indicativas de direção direita e esquerda, sinal de confirmação de percurso e sinal de caminho errado, sinal de perigo e bumpings, conforme anexo.
- RADAR, em áreas urbanas, cidades e povoados o piloto deverá trafegar em baixa velocidade, podendo ser penalizado pela organização da prova caso exceda o limite de velocidade do local.

ART.24- CONTROLE DE HORÁRIO (CH)
- O Controle de Horário (CH) serve para dar ordem a prova, sendo uma espécie de relargada automática.
- O piloto é o único responsável pela observação dos seus horários e deverão estar com seus relógios digitais sincronizados (inclusive os segundos) com a organização da prova para saber a hora de passagem pelos CHs.
- Os locais dos CHs serão indicados por uma placa com inscrição CH.
- O piloto deverá se apresentar ao fiscal na hora ideal de sua passagem pelo CH.
- O ultimo CH será na entrada do Parque Fechado no fim da prova e o piloto poderá entrar adiantado que não sofrerá penalização.
- Em caso de força maior o Diretor de Prova poderá mudar o horário previsto de cada CH avisando os pilotos no desenrolar da prova.

ART.25- PONTUAÇÃO NOS CHS: Segue a regra do Campeonato estadual da etapa.

ART.26- FORFET: O piloto que completar uma especial cronometrada, terá o direito de “forfetar” as especiais não completadas, a ele será atribuído o tempo máximo de cada especial não completada. Que será definido pela direção de prova.

ART.27- PENALIZAÇÕES: Segue a regra do Campeonato estadual da etapa.

ART.28- DESCLASSIFICAÇÃO: Segue a regra do Campeonato estadual da etapa.

ART.29- RESULTADO: o piloto terá que aguardar no local o resultado parcial de sua categoria, a fim de conferir e expor reclamações quanto ao seus tempos ou de seus concorrentes caso haja indícios de erros, se no prazo de 5 minutos após divulgação do resultado parcial não houverem reclamações, serão entregues os troféus desta categoria, não cabendo mais recursos após a entrega dos troféus.

OBS: ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO MEDIANTE REUNIÃO DOS DIRETORES DE ENDURO FIM DOS ESTADOS (RN-PB-PE-CE), PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA PÁGINA E COMPARADA COM A PUBLICADA NA INTERNET.


W = PONTO DE CRONOMETRAGEM POR GPS (WAYPOINT)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado. Aguarde Liberação.

APOIO




Locação e serviços

__________________

Peças e serviços

Peças e serviços

Visitante nº